Resultado do Formulário Feito Com Os Alunos Do Ensino Médio Da Cidade DE IPU-CE





   Este formulário foi destinado aos alunos do ensino médio da cidade de Ipu-ce e tem como tema: " Matemática e os alunos do ensino médio".
   O formulário foi criado para saber como a escola e professor trabalham com a a matemática se utilizam outros meios, como dinâmica, entre outros. O formulário chegou aos alunos por meio de um link enviado através do WhatsApp e bate-papo do facebook,, link: https://goo.gl/forms/DB9rW22T4hwqIAp23 .
  Escolhi esse tema e esse público alvo, por que sempre tive um interesse em saber o que os alunos pensam sobre a matemática, quais suas dificuldades, sua relação com o professor regente da disciplina e com a escola, entre outras perguntas simples, que através desse formulário pude tirar algumas concluções.
   O formulário possuia 9 perguntas e foi respondido por 15 alunos, sendo que 60% dos entrevistados eram do sexo masculino e 40% do sexo feminino. Como podemos ver no gráfico abaixo:
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Sexo . Número de respostas: 15 respostas.


Sobre a instituição de ensino dos entrevistados, 66,6% dos alunos estudam na escola E.E.M Dona Thereza Odette, 13,3% na escola E.E.M Delmiro Golveia e  20% na escola E.E.P Antonio Tarcisio aragão.
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Escola. Número de respostas: 15 respostas.  A próxima pergunta do questionário foi sobre o ano de ensino de cada entrevistado, os alunos correspondentes ao 1° ano são de 26,6% totalizando 4 alunos, já os do 2° ano são de 20% totalizando 2 alunos e por ultimo os alunos do 3° ano 53,3% totalizando 8 alunos.

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Cursa . Número de respostas: 15 respostas.







Foi feita uma pergunta aos entrevistados , em relação ao professor regente da disciplina de matemática, pergunta essa onde os alunos classificavam seu professor em ruim, regular, bom e ótimo. Podemos acompanhar estes resultados no gráfico abaixo:
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Sobre seu professor de Matemática, como você o classifica. Número de respostas: 15 respostas.


Foi feita uma pergunta para saber se a escola e o professor trabalham com dinâmicas, usando a matemática. Veja abaixo os resultados no gráfico:

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Sua escola trabalha com dinâmicas envolvendo a matemática?. Número de respostas: 15 respostas.

Como podemos ver no gráfico acima a maioria dos alunos responderam que sim, pois segundo eles o professor de matemática é bem didático e dinâmico, procurando sempre coisas diferentes para chamar a atenção dos alunos, só um dos alunos respondeu "não", motivo dessa resposta se deriva do fato do professor não passar bem seus conhecimentos e segundo o aluno o professor não coordena bem a sala de aula.


 Dentre os conteúdos que os alunos entrevistados falaram que tem mais dificuldade foi a geometria espacial, a meu ver os alunos tem dificuldades de interpretar e diferenciar os diferentes sólidos geométricos, para haver um melhor aprendizado nesse conteúdo tão importante da matemática o professor regente poderia buscar novos meios de repassar tão conteúdo utilizando os sólidos geométricos presentes no dia a dia do aluno, colocar um aluno para montar o sólido e assim o aluno poderia ir conhecendo as partes de cada sólido e com isso ao final o professor poderia ensinar de um jeito de diferente e descontraído as diferentes fórmulas de cada sólido.
Abaixo podemos analisar os conteúdos que os alunos tem mais dificuldade:

Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Qual dos conteúdos abaixo, você considera mais difícil?. Número de respostas: 15 respostas.

   O desempenho da turma de cada entrevistado varia entre "regular" e "bom".
Vejamos abaixo as porcentagens:
Gráfico de respostas do Formulários Google. Título da pergunta: Classifique o desempenho de sua turma nas aulas de matemática. Número de respostas: 15 respostas.
    E para finalizar a ultima pergunta feita aos entrevistados foi a seguinte: "Para você oque é preciso para ser um bom professor de matemática?"
A maioria dos entrevistados responderam que um bom professor precisa ser: dinâmico, saber dialogar, ser dedicado, estudar bastante para saber repassar bem o conteúdo, entre outras resposta coincidentes com essas. 
   No semestre passado quando cursei a disciplina de Estágio I e tive acesso a sala de aula, e fui para a sala de aula para aplicar uma metodologia de ensino diferente da metodologia utilizada pela a maioria dos professores de matemática e outras disciplinas. Pude perceber o quanto os alunos se empolgam com algo novo, algo fora do padrão. A meu ver é isso que os alunos do ensino médio ao qual eu direcionei este formulário, estão precisando de algo novo, algo que desperte o interesse deles pela disciplina de matemática e pelas demais disciplinas, para haver um bom desempenho tanto do aluno, como da turma, da escola e do município em geral.




                                                                          "A matemática não mente. Mente que faz                                                                             mau uso dela"  
                                                                                              ( Albert Einstein )

Comentários

  1. Olá, Thaís.
    Parabéns por sua postagem!
    Gostaria de ressaltar que gostei bastante do tema que você escolheu e também das perguntas, além disso, o seu texto está bem explicativo, o que mostra que você se preocupa com o que os visitantes do seu blog irão ler.
    Uma dica para uma próxima postagem é você ler mais de uma vez o que foi escrito, pois notei alguns erros de digitação.
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como Eu vejo o uso da TIC ( tecnologias de informação e comunicação) no ensino de matemática da edução básica